Você está precisando comprar um forno novo para a sua cozinha? Então, confira alguns critérios que devem ser considerados na hora de escolher o modelo ideal para a sua casa, como a capacidade, o modelo e o modo de instalação.
De modo geral, temos duas opções de forno: o elétrico e o gás. Essa escolha depende, claro, da sua preferência, mas se você ainda não decidiu entre os dois, é interessante avaliar as características de cada um e a sua frequência de uso.
Assim, considere o tipo de forno, fonte de energia, capacidade, modo de instalação e facilidade de limpeza antes de escolher um forno. Abaixo separamos dicas que podem te ajudar neste momento.
Qual é a melhor opção de forno: a gás ou elétrico?
De um lado, temos o forno elétrico, que é o tipo mais comercializado hoje em dia e traz diversos benefícios para o dia a dia. Por conta da sua popularidade, é mais fácil encontrar esse modelo no mercado e uma variedade imensa, com funções e preços competitivos. Além disso, o forno elétrico é mais fácil de instalar e gera um calor seco, o cenário ideal para certos alimentos.
Por outro lado, temos o forno a gás, que é menos popular e procurado do que o forno elétrico, mas isso não diminui as suas vantagens. Ele conserva melhor a umidade dos alimentos, aquece mais rápido e consome menor energia (logo, o seu uso é mais acessível no dia a dia).
Um ponto que deve ser analisado no caso do forno a gás é que a sua temperatura interna, durante o funcionamento, não é uniforme. Por esse motivo, você precisa virar os alimentos com uma certa frequência. Porém, alguns modelos acompanham a ventilação necessária para que o ar circule melhor.
Qual o melhor tipo de forno para a minha cozinha?
O tipo de forno que você vai escolher para a sua cozinha interfere na textura e umidade dos alimentos, logo, conheça cada tipo de forno disponível no mercado antes de comprar um.
- Fornos estáticos: o cozimento dos alimentos nesse forno ocorre com o calor gerado pelos queimadores a gás ou resistências elétricas, e não conta com um ventilador. Por isso, o ar circula, mas não o necessário para a distribuição uniforme do calor. Ele é indicado para bolos e biscoitos, por exemplo.
- Fornos ventilados: esse é o tipo de forno mais comum nas cozinhas, e conta com uma ventoinha fazendo com que o ar quente circule na parte interna e que seja uma cozedura uniforme. Por isso, ele é ideal para alimentos que ficam estaladiços por fora.
- Fornos a vapor: o forno a vapor tem um custo alto de aquisição, mas ele cozinha mais rápido e com menor gordura, o que é ideal para pratos saudáveis. Eles possuem mais eficiência que o micro-ondas e consegue gratinar e assar.
- Fornos micro-ondas: por fim, esse tipo de forno cozinha e aquece refeições, porém, o seu tamanho é compacto, sendo indicado para quantidades pequenas de comida.
Principais opções de manutenção e limpeza para fornos
Todo forno precisa de manutenção e limpeza periódica. Por isso, você precisa analisar quais são as principais opções para essa higienização. No geral, os fornos convencionais contam com um revestimento interno em esmalte, o que facilita a limpeza.
No entanto, um forno que tem função de autolimpeza vai poupar tempo e trabalho no dia a dia. Por isso, podemos definir dois tipos de limpeza automática, o catalítico e o pirolítico.
O forno com limpeza pirolítica realiza um ciclo que aquece a altas temperaturas, queimando todos os resíduos que ficam no local, tornando-os cinzas. No final, basta utilizar um pano úmido para retirar o que sobrou da limpeza.
Já o forno com limpeza catalítica conta com um revestimento diferenciado na parede interna, absorvendo todo tipo de gordura e decompondo a temperaturas maiores que 200° C. É importante frisar que na limpeza pirolítica a temperatura ultrapassa 400° C.
Principais tendências de fornos nos últimos tempos
Ao longo dos últimos tempos, algumas tendências de fornos surgiram, trazendo diversas funcionalidades e tecnologias, a fim de tornar mais prático o cozimento de certos alimentos. Alguns exemplos são:
- Fornos inteligentes com WiFi permitem vigiar a cozedura e tem controle do forno à distância por meio de um app instalado no seu celular.
- Fornos com ecrã, possibilitando a visualização dos vídeos de receitas no momento em que cozinha.
- Fornos com porta escamoteável.
- Fornos com guias telescópicas, facilitando a hora de colocar e remover o tabuleiro do forno.
- Fornos de pizza, sejam os elétricos ou os tradicionais a lenha, servindo tanto nas áreas interiores como nas exteriores.
Com todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o seu tipo de forno. E com o seu forno funcionando, você pode fazer essa receita de bolo de liquidificador. Aproveite o seu forno ao máximo com receitas deliciosas para o seu dia a dia!