Você sabe O que um jovem aprendiz pode ou não pode fazer no emprego? Atualmente, o jovem aprendiz tem sido fundamental no mercado de trabalho. Nesse sentido, muitas empresas têm solicitado bastante dessa modalidade de emprego. Assim sendo, o que o jovem aprendiz não pode fazer?
Primordialmente, fique atento a cada detalhe do texto. Pois, indicaremos tudo de que um jovem aprendiz não pode fazer. Nesse sentido, siga todas as instruções.
O que um Jovem aprendiz não pode fazer?
A saber, utilizaremos como exemplo um caixa jovem aprendiz e o que ele não pode fazer. Nesse sentido, o que evitar durante o período de trabalho.
Hora extra
Primordialmente, a primeira atividade que o Jovem aprendiz não pode fazer é hora extra. Assim sendo, caso aconteça um caso no mercado ou no banco e a empresa necessite do caixa jovem aprendiz para cobrir determinada demanda. Não poderá contar com o mesmo, já que todos que praticam essa modalidade de emprego não pode fazer hora extra.
Outro ponto relevante é que o Jovem Aprendiz não pode compensar horas. Visto que muitas empresas optam pelo banco de horas para dar folga ou liberar seus funcionários mais cedo. Assim sendo, é proibido que o jovem compense horas perdidas.
Somente horas trabalhadas
A princípio, quando pensamos no jovem aprendiz acabamos esquecendo de serem protegidos por leis que impedem de exercer só a parte prática do cotidiano. Por se tratar de um aprendiz, ele deve passar por momentos teóricos. Visto que a lei diz que são horas práticas e teóricas, proibindo que o jovem aprendiz exerça somente o trabalho do cotidiano.
Trabalhar a noite
Caso, o caixa jovem aprendiz necessita adentrar a noite trabalhando, esse será um erro grave do contratante. Visto que a maioria dos jovens aprendizes não podem fazer jornada noturna. Assim sendo, fica proibido qualquer prática de trabalho noturno para esse tipo de modalidade de emprego.
8h diárias quando estiver com ensino fundamental completo
Esse é um dos pontos mais importantes do texto para quem quer contratar um jovem aprendiz ou o mesmo saber dos seus direitos. O jovem aprendiz só fica apto a exercer 8h de trabalho caso já tenha concluído o ensino fundamental. Além disso, caso contrário, deve ter sua carga horária reduzida até sua formação.
O Jovem aprendiz não pode se ausentar da escola
A saber, outro ponto muito importante, é que o aprendiz deve ter uma boa frequência na escola. Visto que é fundamental para seguir no trabalho, já que a lei exige que o mesmo siga indo para instituição de ensino mesmo estando trabalhando.
Como conseguir ser um jovem aprendiz?
Agora, você já sabe o que um jovem aprendiz não pode fazer durante sua jornada de trabalho. Resolvemos mostrar como ser um jovem aprendiz. Logo existem três modos para que você tente a vaga a partir de agora.
A saber, o primeiro modo é fazendo seu currículo e encaminhando para as empresas que estão com vagas abertas de jovem aprendiz. Normalmente, a maioria das empresas médias e grandes estão contratando jovens de várias idades para ocupar o cargo. Nesse sentido, capriche no seu currículo e tente entrar no mercado.
O segundo ponto é buscar uma instituição de ensino vinculada ao programa e cadastrar-se. A maioria dessas instituições possuem cursos de capacitação destinados ao que a pessoa está interessada. Na sequência, as empresas selecionadas são indicadas de acordo com o perfil da pessoa que está concorrendo ao cargo e sua capacitação durante o curso. Assim sendo, você será capacitado e estará pleiteando vagas de acordo com sua formação.
Por fim, ficar atento ao site de estágio e emprego que sempre mostram oportunidade como jovem aprendiz. Nesse sentido, busque as melhores oportunidades de acordo com seu perfil. Muitas vagas são para pessoas que não tem experiência para realmente colocar o jovem no mercado de trabalho. Logo, busque sempre ficar atento a esses tipos de site.
Fique atento!
Após você ter tomado conhecimento do que um jovem aprendiz não pode fazer. Fique sempre atento a tudo que foi dito. Além disso, são seus direitos, sabendo agir e as normas do seu futuro trabalho. Você poderá usufruir da melhor maneira possível de todas as vantagens de ser um aprendiz.
A princípio, monte um bom currículo para poder mostrar todas suas habilidades para recrutador. Ainda mais, caso não possua cursos ou experiência, existem instituições como SENAC, SEBRAE e FAETEC que dão cursos gratuitos para aprimorar seu currículo.
Por outro lado, caso você tenha condições de arcar com as taxas das instituições de ensino. Faça seu cadastro imediatamente para poder se capacitar profissionalmente e ser selecionado de acordo com seu perfil. Caso contrário, siga buscando oportunidades nos sites de estágio e empregos que são bastante úteis e podem dar seu primeiro emprego.
Por fim, siga as instruções do artigo para ficar informado de tudo que o jovem aprendiz pode fazer.
Veja também: