Buscando trabalhos para ganhar dinheiro sendo menor e ter uma renda extra na internet? A saber, todo jovem quer ingressar no mercado de trabalho para conquistar seu primeiro emprego. Contudo, existem normas que impedem o menor de idade de trabalhar em certos momentos. Assim sendo, mostraremos quais são os dois tipos de trabalho que o menor de idade pode fazer para ganhar dinheiro.
Primordialmente, vale destacar que seguiremos tudo que a lei diz sobre trabalhos para menores de idade. Assim sendo, seguimos a lei de aprendizagem e a contratação via carteira de trabalho.
Veja também:
Jovens abaixo de 14 anos podem trabalhar?
A saber, nenhum jovem abaixo de 14 anos pode exercer qualquer função, visto que só é válido para quem tem acima de 14 anos e ingressa no programa de jovem aprendiz. Assim sendo, fica vedado qualquer tipo de trabalho abaixo dos 14 anos.
Por outro lado, muitos jovens têm conseguido ingressar no programa de jovem aprendiz a partir dos 14 anos e conseguido ter alguma remuneração. Assim sendo, vale lembrar que o adolescente dessa idade só pode ingressar no projeto através do programa. Qualquer outro vínculo é proibido para o adolescente.
Quem pode trabalhar ganhar dinheiro sendo menorsendo menor de idade?
A saber, existem dois tipos de trabalho que podem ser exercidos por menores de idade, o Jovem aprendiz e o adolescente que trabalha com carteira assinada a partir de 16 anos. Logo, são duas realidades distintas, visto que o Jovem Aprendiz segue a lei da aprendizagem.
Por outro lado, existe a realidade do adolescente que trabalha de carteira assinada a partir dos 16 anos. Contudo, não está enquadrado na lei de aprendizagem, mas sim como trabalhador registrado pela CLT.
Jovem acima de 16 anos via carteira de trabalho?
Antes de tudo, o jovem acima de 16 anos pode assinar carteira de trabalho desde que o trabalho permita que o mesmo continue sua jornada escolar. Outro ponto relevante é que a jornada via carteira de trabalho é de 8 horas diárias como qualquer outro tipo de trabalhador.
Logo, quem tem 16 anos tem a vantagem de escolher entre o trabalho convencional e o jovem aprendiz. Assim sendo, é uma boa oportunidade para o jovem ter mais mercado de trabalho no momento mais importante da sua vida que é de ingressar no mercado de trabalho. Nesse sentido, o jovem que quiser trabalhar via carteira de trabalho pode optar pela mesma. Contudo, deverá cumprir a jornada de 8h.
Jovem a partir de 14 anos pelo programa jovem aprendiz
A saber, o programa Jovem aprendiz engloba jovens de 14 a 24 anos. Nesse sentido, existem várias outras jornadas conforme a realidade do mesmo. Visto que caso formado no ensino fundamental pode exercer oito horas práticas e teorias e fazer quarenta horas semanais. Assim sendo, é uma das modalidades mais utilizadas por jovens nessa idade por abrir as portas de grandes empresas através do programa. Nesse sentido, muitas pessoas podem ser efetivadas como funcionários após o término do programa.
Primordialmente, vale destacar que o contrato de jovem aprendiz tem validade de dois anos e não pode ser renovado. Contudo, durante esse período o aprendiz tem direito a férias durante o recesso escolar.
Jovem aprendiz ou carteira de trabalho?
Caso tenha 16 anos, terá um mercado melhor e será contratado. Contudo, a maioria das pessoas adere ao jovem aprendiz por aparecer mais oportunidades e por terem agências que indicam vagas para menores que queiram participar do processo seletivo.
Sendo assim, vale tentar as duas formas de trabalho aos chegar aos 16 anos. Contudo, o jovem ainda está em formação e precisa continuar frequentando a escola e formar-se no ensino fundamental ou médio.
Por outro lado, vale destacar que a carga horária do adolescente será de oito horas caso opte pelo emprego via carteira de trabalho. Assim sendo, é menos flexível que o jovem aprendiz que são quarenta horas práticas e teóricas.
Por fim, faça conforme a sua necessidade e realidade. Mas, nesse momento da vida, o jovem aprendiz da experiência no mercado facilita a vida do estudante. Logo, se for possível, escolha essa modalidade.
Lembrando que a mesma pode ser ocupada dos 14 aos 24 anos. Contudo, as únicas pessoas que podem passar dessa idade são os deficientes físicos que podem ocupar esse cargo em qualquer idade.
Considerações sobre os melhores trabalhos para ganhar dinheiro sendo menor!
Antes de tudo, essa são as duas formas legais de empregar menores de idade. Assim sendo, são as duas maneiras de ganhar dinheiro legalmente. Claro, que existem outras possibilidades como vendas de produtos informais. Porém, o intuito do artigo é passar os empregos que podem ser arrumados de maneira legal e passam segurança para o adolescente nesse início de carreira.
Por fim, não esqueça de seguir as dicas que passamos nesse texto. Além disso, caso esteja procurando um emprego sendo menor de idade, análise as possibilidades e veja qual é a melhor que se encaixa no seu perfil.