Tanto o anestesiologista quanto o anestesista são profissionais médicos especializados na área de anestesia. Além de praticar cirurgia, eles também colaboram com equipes cirúrgicas, pacientes paliativos e outros que fazem tratamentos crônicos ou pontuais em um hospital, ou centro específico. Entenda o que se deve estudar em um bom curso de anestesiologia para aprimorar os conhecimentos na carreira.
Da mesma forma, é importante conhecer as principais diferenças entre um anestesiologista e um anestesista para evitar confusão. Na prática, eles significam a mesma coisa quando se trata da figura do trabalho, mas há uma pequena diferença no contexto médico, especialmente na América Latina. Em alguns países, um anestesiologista é um profissional médico que concluiu sua residência como residente na área, enquanto um anestesiologista é um profissional que atua na função, mas não possui licença médica. De qualquer forma, ambos se referem à experiência e responsabilidades específicas do mesmo profissional.
Entenda em mais detalhes as funções dos anestesiologistas
Quando questionados sobre o que fazem os anestesiologistas, muitos acreditam que eles se dedicam a fazer as pessoas “dormirem”. No entanto, esta é apenas a ponta do iceberg, pois esses profissionais não apenas realizam cirurgias, mas também prestam cuidados intensivos e assistência em emergências, como: suporte e reanimação em caso de acidente ou paciente inconsciente, por exemplo.
Além disso, eles são responsáveis por avaliar a condição do paciente antes da administração da anestesia. Além de confirmar o tipo de anestesia que será utilizada e esclarecer todas as dúvidas da pessoa, o médico ou enfermeiro deve garantir que o paciente esteja em um estado de saúde que permita a cirurgia e que não haja riscos. Tudo isso deve ser abordado em um curso de anestesiologia.
Após a entrevista, a equipe do centro transporta o paciente para a sala de anestesia. O anestesiologista é sempre auxiliado por um cardiologista especializado na realização de um novo exame médico do paciente por eletrocardiogramas e medidas de pressão arterial e saturação de oxigênio. Finalmente, a medicação é administrada através de um meio adequado.
A atuação do anestesiologista expandiu-se para além da área cardiovascular nos últimos anos, principalmente nas áreas de radiologia, medicina, oncologia e odontologia. Todos os temas estão na grade do curso de anestesiologia. Logo, o trabalho de um anestesiologista vai além de um simples “picar uma pessoa”, é o responsável por todas as pesquisas anteriores, nesta fase saberá se o procedimento foi realizado corretamente.
O que se estuda em um curso de anestesiologia?
Haverá uma série de considerações teóricas e práticas relacionadas a este campo durante o período de estudos. Portanto, o especialista em anestesiologia precisa ter conhecimentos nas áreas de:
- Cardiologia;
- Sistema nervoso central – neurologia;
- Sistema digestório;
- Sistema motor; além de vários outros
Além disso, um bom curso deve saber apontar detalhes a respeito de fármacos e de muitas outras temáticas que fazem parte da rotina profissional.
Há demanda de mercado?
Em suma, a demanda por especialistas em anestesiologia é extremamente alta, mas a oferta é crescente. Com isso, a Associação de Colégios Médicos Americanos (AAMC) confirmou a previsão de declínio de médicos anestesiologistas até 2032. Quando 48% dos atuais anestesiologistas teriam 65 anos ou mais. Isso quer dizer que mais profissionais serão necessários.